Nunca mais tenha esses hábitos comuns na cozinha: é a sua saúde que está em risco…

Sem dúvida que a cozinha é a minha área favorita em casa. É onde me sinto mais feliz: é aí que preparo as receitas de que tanto gosto e que partilho com todos vocês. Só que, no meio de tanta felicidade, é preciso ter cuidado: afinal, toda a atenção é pouca na hora de cozinhar! Por isso, conheça – ou relembre – hábitos comuns e que podem ser bem perigosos.

3 hábitos comuns na cozinha… e que são bem perigosos!

1. Deixar a esponja de lavar louça na água, junto com sabão

Certamente que você já fez isso em algum momento de sua vida. Só que essa esponja está frequentemente molhada e com restos de ingredientes. Logo, é importante eliminar todo o sabão e deixar numa área seca. Desse modo, não há erro: as bactérias e os fungos que causam a intoxicação desaparecem!

Existe, ainda, outro perigo: guardar a palha de aço com a esponja. É que a palha pode contaminá-la, porque é descartável, enquanto a esponja pode ser higienizada e usada até uma semana.

Ah, e prefira sempre o detergente, porque o sabão em pedra é um autêntico refúgio de fungos e de bactérias.

2. Guardar alimentos na panela de alumínio no interior de uma geladeira

Sério: é melhor optar por objetos de vidro ou de plástico. É que não só as panelas de alumínio ocupam muito espaço, como também as tampas não protegem tão bem os alimentos, o que contribui para que os ingredientes percam o seu sabor e não durem tanto.

3. Esquentar o leite no micro-ondas

É prático? É prático. Só que isso pode colocar a saúde em risco, principalmente dos bebês: a temperatura do biberão pode parecer fria, mas o leite pode estar muito quente, causando queimaduras nas crianças. Além disso, o próprio leite acaba perdendo nutrientes. Por exemplo, a bebida fica sem nenhuma vitamina B12.